WhatsApp
Anseio regional!

Lideranças gaúchas e catarinenses se unem por ponte sobre o Rio Uruguai

Ligação entre os dois Estados é realizada através de balsa

21/02/2020 08h03Atualizado há 1 mês
Por: Júnior Recalcati
Fonte: Correio do Povo
Júnior Recalcati | Oeste em Foco
Júnior Recalcati | Oeste em Foco

A construção de uma ponte no rio Uruguai para ligar as cidades de Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul, e Itapiranga, em Santa Catarina, mobiliza os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) (RS) e da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (Ameosc). Atualmente, a travessia entre os dois Estados é realizada com uma balsa.

Os prefeitos das duas associações se reuniram em Itapiranga para avaliar as tratativas junto aos governos estadual e federal visando garantir os recursos para elaboração do projeto. A obra da ponte é reivindicada há décadas.

Segundo presidente da Amuceleiro, Carlos Vigne, a ligação dos dois Estados vai reduzir o custo do transporte e garantir um maior desenvolvimento econômico das regiões Celeiro e Oeste catarinense. “São duas regiões localizadas no extremo dos respectivos Estados. A falta de uma ligação através de uma ponte dificulta o transporte da produção e o próprio deslocamento das pessoas”, avalia. Vigne disse que a Unijuí deverá realizar um estudo sobre a necessidade da obra, incluindo os benefícios que essa ligação trará a grandes empresas nas áreas de suínos, aves e leite.

O presidente da Ameosc, Plínio de Castro, destacou que o encarecimento do transporte se dá em razão do atual modelo de transporte por balsa, que além de mais custo financeiro e perda de tempo, traz menos segurança no transporte. “Na reunião ficou estabelecido que num prazo de 60 dias as duas associações apresentar um relatório completo a respeito da importância da ponte e apresentando dados do potencial produtivo e social das regiões".

No encontro, também foi debatida a importância da agilização dos processos de federalização dos trechos da rodovia que liga o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, através das cidades de Barra do Guarita e Itapiranga. Os prefeitos reafirmam a necessidade do apoio político por parte de deputados e senadores gaúchos e catarinenses.

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapiranga - SC
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 12h50
27°
Tempo aberto Máxima: 29° - Mínima: 14°
26°

Sensação

3 km/h

Vento

28%

Umidade

Fonte: Climatempo
Oeste em Foco
Oeste em Foco - Instagram
Municípios
Funerária Mayer
Últimas notícias
Churrascaria do Pingo e do Márcio (Tradição)
Mais lidas
Oeste em Foco - Anuncie Aqui
Anúncio