WhatsApp
Privatizações

Agenda de leilões do governo para 2020 tem dois aeroportos de SC, BR-101 e parque

Secretaria Nacional do Programa de Parcerias de Investimentos definiu o cronograma prevendo 79 leilões no ano

15/01/2020 11h30Atualizado há 5 dias
Por: Maico Zanotelli
Fonte: NSC
Reprodução | Oeste em Foco
Reprodução | Oeste em Foco

Entre os 79 itens listados pelo governo federal para os leilões do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) em 2020, três são de Santa Catarina e um envolve indiretamente o Estado. A agenda foi oficializada pela secretaria nacional do PPI com a previsão dos leilões para concessões públicas a empresas.

As áreas de Santa Catarina confirmadas já eram conhecidas. O primeiro leilão deve ser no dia 21 de fevereiro, com a concessão do trecho Sul da BR-101 — entre Paulo Lopes (km 244+680) e a divisa SC/RS (km 465+100). O leilão envolve operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias do sistema rodoviário. O vencedor será aquele que ofertar o menor preço por praça de pedágio.

Após a concessão, quatro pedágios estão previstos para o trecho da BR-101. Eles devem ficar em Laguna, Tubarão, Araranguá e São João do Sul. O preço máximo de cada praça é de R$ 5,19, mas vai depender da oferta em leilão.

Para o segundo semestre de 2020 a secretaria do PPI confirmou a sexta rodada de concessões de aeroportos, envolvendo 22 terminais. Na lista estão dois catarinenses presentes no chamado Bloco Sul: o Aeroporto Internacional de Navegantes e o Aeroporto de Joinville. Dois consórcios e dois grupos de empresas protocolaram estudos técnicos com propostas de modelos de privatização a serem adotadas no Bloco Sul de concessões da Infraero.

Também para o segundo semestre, o governo federal prevê o leilão do Parque Nacional de Aparados da Serra, que fica na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Conhecido pelos cânions Fortaleza e Itaimbezinho, o parque deve ser cedido a uma empresa para que receba aporte e gerenciamento, como já acontece nas Cataratas do Iguaçu, no Paraná, por exemplo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários