WhatsApp
Reconhecimento!

Palmasolense receberá prêmio internacional pela valorização da cultura Italiana no Extremo-Oeste

Premiação será entregue no dia 18 de outubro de 2019, durante um evento cultural das 18h às 23h, no Centro Cultural

25/09/2019 14h47Atualizado há 6 meses
Por: Júnior Recalcati
Fonte: Oeste em Foco
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Em outubro a palmasolense, Odete Ana Delazeri, deve receber o prêmio “Connessione Italia Brasile - Webmusic Italia Fest”. A homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho realizado no Extremo-Oeste Catarinense em valorização à Cultura Italiana.

Odete coordenou por cerca de 14 anos a organização do Fest'Itália em Palma Sola, um dos maiores concursos da música italiana de Santa Catarina. O Fest'Itália tinha edições anuais e destacava o melhor da canção folclórica, clássica e canto coro à capela, nas categorias Adulto e Infantil. A última edição foi realizada em 2016 e distribuiu quase R$ 22 mil em prêmios em uma parceria entre a Administração Municipal e a Associação Trevisani Nel Mondo.

Além disso, Odete apresentou por 14 anos o programa "Ricordi d'Itália" na Rádio Atalaia, em Campo Erê, valorizando o dialeto Vêneto, o Talian no Brasil. Ela ainda dirigiu o departamento municipal de Cultura por três anos, e lecionou curso de dialeto Veneto para adultos e crianças, tendo fundado, há cerca de 17 anos, o grupo folclórico de Canto Italiano "La Terra Del Pin", em Palma Sola.

Atualmente, Odete reside no município de Jesolo, na província de Veneza e serve de “ponte” para que interessados possam fazer turismo no país italiano, além de prestar outros serviços relacionados à cidadania.

Saiba mais sobre a premiação 

"O prêmio "Connessione Italia Brasile - Webmusic Italia Fest", criado em Brescia, é fruto da dedicação de um grupo de pessoas, italianos e brasileiros, que se empenham e cercam um modo de cancelar os tantos estereótipos ainda presentes tanto na Itália como no Brasil. 

Realizam, através da promoção cultural, um encontro de dois mundos e da música que dos primórdios sempre foi um ótimo veículo de comunicação e ponte entre realidades distantes e totalmente diversas ou quase aparentemente inconciliáveis. 

A ideia se deve a criação da coordenadora do grupo e promotora, Sandra Bandeira Nolli, que desde 2009, também no âmbito universitário, constatou sobre si mesma quantos e radicais são os prejuízos diante dos oriundos de realidades distantes.

Nasceu assim, a “ponte cultural”, primeiramente no Brasil, em 2010, e depois em 2013 na Italia. Sobretudo, com a intenção de restituir a Itália e ao Brasil uma imagem verdadeira, límpida, sem preconceitos e estereótipos. A ponte foi direcionada em primeiro lugar aos italianos com um grande proposito de mostrar além do oceano o extraordinário valor, os profundos legados, as raízes que ligam tantos brasileiros e italianos e a terra de origem dos próprios descendentes.

Hoje, através da criação desse prêmio, se faz um passo ulterior. Um reconhecimento totalmente independente dos poderes políticos, governamentais e econômicos. Mas, sustentado pela comunidade ítalo/brasileira residente na “Bella Itália” e aquela também residente no País Tropical.

O principal objetivo do prêmio é apresentar na Itália e no Brasil, as novas tendências artísticas, novos talentos, vertentes culturais dos respectivos países e produções inéditas, além dos confins nacionais. Criar uma ocasião de encontro, um veículo de colaboração. As indicações devem responder aos critérios de reconhecimento correspondente ao esforço de quantos, graças ao seu próprio trabalho, da própria produção artística e o talento se enquadram, aos princípios primários e constitutivos da “Conexão Italia Brasile”. 

A entrega do prêmio será realizada numa primeira edição oficial no dia 18 de outubro de 2019, durante um evento cultural das 18h às 23h, no Centro Cultural "Pieve de Urago Mella", localizado na Via Della Chiesa, 136, em Brescia".

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários