WhatsApp
Mudanças!

Aurora confirma saída de Xaxim

Empresa cumprirá aviso prévio de dez meses segundo nota divulga

21/09/2019 13h23
Por: Júnior Recalcati
Fonte: NSC
Juliano Zanotelli
Juliano Zanotelli

A Aurora Alimentos anunciou nesta quarta-feira o aviso prévio de rescisão do contrato de arrendamento da unidade de Xaxim, junto a massa falida da Chapecó Alimentos.

A cooperativa, que já havia arrendado e adquirido da massa falida a indústria de suínos localizada no Bairro Saic, em Chapecó, assumiu também o frigorífico de frangos de Xaxim, em 2012, após problemas com a antiga arrendatária, a Diplomata.

A Aurora até demonstrou interesse em adquirir a planta de aves. Mas diante do alto valor da avaliação, de R$ 300 milhões, não houve acerto. No entendimento da direção da cooperativa a planta é antiga, está no centro da cidade e isso causa uma série de limitantes.

Com isso a intenção da Aurora é transferir o abate, que é de 180 mil aves por dia, para outras unidades, principalmente para Guatambu. Os 2.150 funcionários também serão remanejados para outras unidades. Os avicultores também serão mantidos. Esse processo deve durar 10 meses.

O município de Xaxim deve ter um impacto na arrecadação com a saída da Aurora, a menos que a Massa Falida consiga arrendar para outra empresa.

Confira a nota da empresa

Pela presente nota, a Cooperativa Central Aurora Alimentos vem à público para, em relação as unidades industriais localizadas no município de Xaxim-SC, atualmente arrendadas da Massa Falida da Chapecó Cia. Industrial de Alimentos, esclarecer o que segue:

– Em data de 21 de dezembro de 2012, nos autos do processo de falência da Chapecó Cia. Industrial de Alimentos, a Cooperativa signatária firmou com a Massa Falida o arrendamento do complexo industrial, de propriedade desta, localizado no município de Xaxim (SC), instrumento homologado pelo juízo falimentar.

– No curso do cumprimento contratual e nos limites estabelecidos pela legislação vigente, especialmente por conta de tratar-se de bens de falido, sobrevieram negociações entre as partes, ocorridas em diversos momentos, objetivando a aquisição, pela Aurora, do citado complexo industrial.

– Considerando que a base sempre foi o valor da avaliação judicial efetivada nos autos do processo de falência, e que este, no entender da Aurora, se apresenta como excessivamente elevado e em descompasso com a realidade de mercado para os bens que integram o complexo industrial, apesar de todos os esforços e do manifesto interesse das partes envolvidas, que as negociações restaram infrutíferas.

– Por conta deste insucesso negocial, em data de 17 de setembro de 2019, a Cooperativa signatária foi notificada pela Massa Falida da Chapecó Cia Industrial de Alimentos do interesse desta em rescindir o contrato de arrendamento até então mantido pelas partes, procedimento previsto em disposição contratual.

– Assim, a partir de 18 de setembro de 2019, está a Cooperativa signatária cumprindo o período de aviso prévio de 10 (dez) meses, ao final do qual, o complexo industrial será restituído à sua proprietária, que é a Massa Falida.

– No cumprimento deste prazo de aviso prévio, esclarece a Aurora que as atividades, exercidas junto ao complexo industrial, serão desenvolvidas dentro de sua normalidade, bem como, será definido o aproveitamento futuro dos negócios, diretos e indiretos, que decorrem das mesmas.

– Esclarece ainda a Aurora, que mesmo após efetivada a rescisão contratual noticiada, haverá integral aproveitamento da produção de campo que abastece o complexo industrial, nos termos contratados, a qual será direcionada para outras unidades industriais de propriedade da mesma, assim como, é de interesse da Aurora o aproveitamento da mão de obra dos empregados, também em outras unidades.

A Aurora aproveita para agradecer a comunidade de Xaxim e aos poderes públicos constituídos, reforçando seu compromisso, mesmo no período de cumprimento do aviso prévio, de atuar com responsabilidade coletiva e respeito aos seus valores, primando pelo seu bom nome e de suas marcas.

Chapecó (SC), 18 de setembro de 2019.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários