WhatsApp
Saúde em Foco!

Cuidado com os olhos no carnaval

Cuidados com os olhos deve ser uma preocupação constante, pois 80% da nossa relação com o mundo se dá através da visão.

Sandro Risso

Sandro RissoA coluna Saúde em Foco destaca assuntos relevantes com uma releitura dos principais acontecimentos, teorias e práticas da área. O objetivo é trazer informações que possam auxiliar os leitores no dia a dia, seja para tomar decisões ou simplesmente para aqueles que buscam subsídios em suas argumentações. O colunista, Sandro José Risso, preza pelo elo entre o leitor e o escritor a fim de agregar valores à manutenção e melhoria na saúde de seus seguidores.

04/03/2019 18h43Atualizado há 1 ano
Por: Sandro Risso
Fonte: Oeste em Foco | Sandro Risso | ABO

É tempo de carnaval. Mas para que a folia seja completa, você não pode esquecer-se da saúde. Muitos são os aspectos que precisam de atenção. Mas vou tratar aqui de algo que raramente é destacado.  É preciso ter muito cuidado com a saúde dos seus olhos.

Cuidados com os olhos deve ser uma preocupação constante, conforme a Associação Brasileira de Oftalmologia, 80% da nossa relação com o mundo se dá através da visão. 

O uso de produtos como: maquiagem, lantejoulas e glitter, são comuns no carnaval. No entanto, o uso desses produtos requer alguns cuidados básicos para que os dias de alegria não sejam prejudicados por problemas que podem tirar toda a animação dos foliões.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia responde a algumas perguntas frequentes, listadas pela diretora Dra. Lizabel Gemperli.

Quais são as principais doenças causadas pelo mau uso da maquiagem?

As estatísticas dizem que a maquiagem é responsável por 20% dos problemas oculares em mulheres. Podem ser alergias da pele, das pálpebras, conjuntivites alérgicas e até bacterianas por produtos fora de prazo de validade ou contaminados.

O mau uso da maquiagem pode levar à cegueira?

O mal uso de maquiagem pode levar a várias alterações oculares, porém não de tal monta que leve à cegueira. Obviamente que uma infecção corneana por trauma direto com rímel e este por ventura esteja contaminado, será de muita gravidade requerendo atenção redobrada e tratamento específico para evitar sequelas como cicatrizes opacas (Leucoma) que diminuem bastante a qualidade da visão.

Quais os cuidados que se deve ter ao usar a maquiagem?

Primeiro verificar sempre o prazo de validade dos produtos a serem utilizados, pois maquiagens vencidas podem causar reação alérgica, com vermelhidão, coceira e às vezes até bolhas na pele das pálpebras. Sempre retirar a maquiagem antes de dormir, lavando o rosto com shampoo neutro ou usando loções limpadoras. Hoje temos opção de produtos antialérgicos no mercado.

 Com o Carnaval se aproximando quais são os riscos da utilização de glitters, tintas e lantejoulas próximo da região olho?

Os riscos com esses produtos é que eles entrem dentro dos olhos e funcionem como corpo estranho, causando lesões e até ulceras na córnea. Esses produtos podem ainda causar conjuntivite alérgica se a pessoa for sensível às substancias que o compõem.

 Quais os principais riscos do uso de lentes coloridas sem uma prescrição médica?

As lentes de contato são colocadas dentro dos olhos em contato com estruturas extremamente delicadas e de alta importância para a visão. Somente o médico oftalmologista está preparado para adaptar essas lentes, pois vai estudar cada paciente através de exames e medidas que o levarão a escolher a lente adequada para cada caso.

O fato de a lente ser colorida não prejudica a visão, mas o seu uso requer os mesmos cuidados que as lentes de contato convencionais, no que diz respeito à limpeza e conservação. Aconselhamos que o tempo de uso dessas lentes seja reduzido, pois sendo mais espessas, diminui a entrada de oxigênio para a córnea, estrutura ocular extremamente sensível à falta de oxigênio.

Quais os riscos de compartilhar maquiagem e as lentes?

Desaconselho totalmente o uso compartilhado, sobretudo de lentes de contato pelo alto risco de transmitir infecção de uma pessoa a outra. Quanto aos produtos que se aplicam sobre a pele, desde que bem higienizados podem ser utilizados por várias pessoas.

Tão importante como ficar bonita (o) com uma maquiagem ou lentes que mudem a cor dos olhos é aprender a utilizar essas ferramentas de beleza de maneira saudável, para que não prejudiquem sua pele e seus olhos, levando em consideração a qualidade do produto, tempo de uso e de remoção, bem como data de validade dos mesmos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários