WhatsApp
Prorrogada!

Coronavírus: Olimpíada de Tóquio é adiada para 2021

Evento ainda será chamado de Tóquio 2020, apesar de ocorrer em 2021, segundo o Comitê Olímpico Internacional

24/03/2020 17h50
Por: Júnior Recalcati
Fonte: Oeste em Foco
AFP
AFP

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que teriam início em 24 de julho, concordaram em adiar o evento por um ano devido à pandemia de coronavírus.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que o Comitê Olímpico Internacional concordou com o adiamento.

"Propus o adiamento por um ano e o presidente do COI, Thomas Bach, concordou 100%", afirmou.

O adiamento de um ano também se aplicará aos Jogos Paralímpicos de Tóquio, segundo o governo japonês.

O primeiro-ministro acrescentou: "Isso permitirá que os atletas joguem em suas melhores condições e tornará o evento seguro para os espectadores".

O evento ainda será chamado de Tóquio 2020, apesar de ocorrer em 2021, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Em uma declaração conjunta, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2020 e o COI disseram: "A disseminação sem precedentes e imprevisível do surto levou a situação no resto do mundo se deteriorar".

A nota menciona a avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a pandemia está "acelerando".

"Atualmente, existem mais de 375 mil casos registrados em todo o mundo e em quase todos os países, e seu número está aumentando a cada hora", diz a nota.

"Nas circunstâncias atuais e com base nas informações fornecidas hoje (terça) pela OMS, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da 32ª Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas não depois do verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e a comunidade internacional."

Primeiro adiamento em 124 anos

As Olimpíadas nunca tinham sido adiadas em seus 124 anos de história moderna, embora tenham sido canceladas em 1916, 1940 e 1944, durante as duas guerras mundiais.

Além disso, boicotes dos EUA e União Soviética em meio à Guerra Fria afetaram os Jogos de verão de Moscou e Los Angeles, em 1980 e 1984.

A nota diz ainda que "os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio poderiam ser um farol de esperança para o mundo durante esses tempos difíceis e que a chama olímpica poderia se tornar a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente".

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários