WhatsApp
Vacinação

Mais de 15 cidades de SC ficam sem vacina da gripe após 1º dia de campanha

Secretaria de Saúde disponibilizou novas doses nesta terça

24/03/2020 16h38
Por: Maico Zanotelli
Fonte: NSC
Mateus Bruxel | Banco de Dados | Agência RBS
Mateus Bruxel | Banco de Dados | Agência RBS

Pelo menos 15 cidades de Santa Catarina ficaram sem doses da vacina contra a gripe após o primeiro dia de campanha, nesta segunda-feira (23). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, novos lotes foram recebidos e serão disponibilizados aos municípios a partir desta terça (24).

A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada em todo o país por causa da pandemia de coronavírus, tendo idosos e trabalhadores da área da saúde como público-alvo na primeira etapa.

As doses não previnem contra o novo coronavírus, mas a vacina é importante para facilitar o diagnóstico da covid-19, já que os sintomas das duas doenças são parecidos.

Algumas das cidades de Santa Catarina onde as vacinas acabaram foram Joinville, São Francisco do Sul, São José, Gaspar, Timbó, Pomerode, Xanxerê, Itapema, Camboriú, Otacílio Costa, Criciúma, São Joaquim, Curitibanos, Urupema, Tubarão e Laguna.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), embora uma procura maior pela vacina já fosse esperada, o término dos estoques nas cidades de modo tão rápido surpreendeu.

A partir de agora, é possível que alguns municípios revejam as estratégias de campanha adotadas inicialmente. 

Em Tubarão, no Sul catarinense, por exemplo, o secretário municipal de saúde, Daisson Trevisol, disse que vai priorizar a vacinação em residência de idosos acamados e com maior risco até que a cidade receba um estoque maior de vacinas. De acordo com ele, o número de doses esperado nesta terça é insuficiente para reabrir os pontos de vacinação.

A Secretaria de Estado de Saúde informou ter recebido do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (23) 156 mil novas doses da vacina contra a gripe. As doses foram colocadas à disposição das regionais de saúde a partir desta terça (24). Para agilizar o processo, a Dive/SC informou que as próprias regionais serão responsáveis por buscar as vacinas no centro de distribuição, em São José, na Grande Florianópolis.

Não há previsão exata de quando o Estado receberá uma nova remessa. O Ministério da Saúde fará a distribuição de forma gradual. No dia 16 de março, SC já havia recebido um lote de 306 mil doses, que foram distribuídas aos municípios. Ao todo, o Estado espera receber 2,5 milhões de doses da vacina. A campanha vai até 22 de maio. O Dia D, quando os postos de saúde ficam abertos no sábado, será em 9 de maio.

Em Florianópolis, campanha nos pontos começa semana que vem

Em Florianópolis, a Secretaria de Saúde iniciou nesta semana a campanha de vacinação contra a gripe apenas de profissionais de saúde e de idosos acima de 80 anos ou os que têm alguma dificuldade de locomoção, esses vacinados em casa. 

A segunda fase da vacinação vai iniciar a partir do dia 30 de março, com pessoas de 60 anos ou mais de idade que deverão receber a vacina influenza, mediante apresentação de documento que comprove a idade. As doses serão oferecidas em outros pontos de vacinação fora dos Centros de Saúde para os idosos que não fizeram parte do primeiro grupo. 

Etapas da campanha

- 1ª fase (a partir do dia 23 de março): idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

- 2ª fase (a partir do dia 16 de abril): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- 3ª fase (a partir do dia 09 de maio): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários