Direto da Redação de Oeste em Foco

04/11/2024 – 20h48

Motel Destino, sob a direção do cineasta Karim Aïnouz, foi selecionado para a programação oficial do prestigiado Festival de Cannes de 2024, sendo a única obra da América Latina incluída na seleção, que ainda destaca filmes de renome como os dirigidos por Francis Ford Coppola e Yorgos Lanthimos. A realização da 77ª cerimônia do evento francês se dará de 14 a 25 de maio.

Com atuações de Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha, Motel Destino é descrito como um suspense erótico ambientado no Ceará e narra a história de Heraldo, um rapaz que chega a um motel de estrada alterando a dinâmica do local.

Descrito como “uma visão pessoal sobre jovens que tiveram seu futuro comprometido por uma elite opressiva e venenosa”, o longa-metragem assinala a oitava obra de Aïnouz e sua sexta aparição em Cannes.

No ano de 2023, Aïnouz também foi destaque no festival com o filme Firebrand, estrelado por Alicia Vikander, vencedora do Oscar, e Jude Law, ainda sem data de estreia no Brasil.

O diretor expressou sua exaltação em suas mídias sociais com a nomeação: “Transbordando felicidade! Hoje tem carnaval no Ceará!”, exclamou o realizador dos aclamados Madame Satã e Céu de Suely.

A produção de Motel Destino é uma iniciativa conjunta da empresa nacional Cinema Inflamável e da produtora Gullane, contando ainda com a coprodução internacional das companhias Maneki Films, da França, e The Match Factory, da Alemanha, além das parcerias com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films, do Reino Unido.

O filme também foi criado em colaboração com Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil, e recebeu suporte da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. A distribuição no Brasil ficará a cargo da Pandora Filmes, enquanto que as vendas internacionais são de responsabilidade da The Match Factory.

A história foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Roteiro do Porto Iracema das Artes, uma instituição de desenvolvimento técnico e criativo baseada em Fortaleza e que conta com Aïnouz como um de seus mentores.

Veja a relação completa dos indicados:

O Segundo Ato de Quentin Dupieux

O aprendiz de Ali Abbasi

Motel Destino de Karim Aïnouz

Pássaro de Andrea Arnold

Emília Perez de Jacques Audiard

anora de Sean Baker

Megalópole de Francis Ford Coppola

Os Sudários de David Cronenberg

A substância de Coralie Fargeat

Grande passeio de Miguel Gomes

Marcello Mio de Christophe Honoré

Feng Liu Yi Dai de Jia Zhang-Ke

Tudo o que imaginamos como luz de Payal Kapadia

Tipos de bondade de Yorgos Lanthimos

Amo Ufa de Gilles Lellouche

Diamante bruto de Agathe Riedinger

Ah, Canadá de Paul Schrades

Limonov – A balada de Kirill Serebrennikov

Partenope de Paolo Sorrentino

A garota com a agulha de Magnus Von Horn

Leia mais