Terça, 18 de setembro de 2018
(49) 98895-5546

18º

Min 12º Max 23º

Parcialmente nublado

Sao Miguel D'Oeste - SC

às 10:31
Saúde

17/09/2018 às 19h40 - atualizada em 17/09/2018 às 19h23

Sandro Risso

Chapecó / SC

SÍNDROME DE ASPERGER
É considerada a fase mais branda do Autismo.
SÍNDROME DE ASPERGER
Oeste em Foco

Em pleno século 21, falar sobre doenças mentais ainda é um grande tabu. Elas foram consideradas em tempos remotos como um “castigo divino” e motivo de vergonha para quem tivesse esse diagnóstico em alguém da família. As pessoas com algum tipo de transtorno mental eram excluídas da sociedade. Atualmente, ainda temos muito para evoluir, mas já encaramos de forma muito diferente os transtornos mentais.


Gostaria de destacar neste texto de forma especial a Síndrome de Asperger. É um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria de transtornos globais do desenvolvimento. Ela foi considerada, por muitos anos, uma condição distinta, porém próxima e bastante relacionada ao autismo.


A Síndrome de Asperger leva esse nome porque teve os primeiros estudos feitos pelo psiquiatra e pediatra austríaco Hans Asperger na década de 1940. Asperger teve seu nome ligado ao governo nazista alemão, mas não me aprofundarei nesse contexto, pois não é o objetivo desta coluna.


Voltando à Síndrome de Asperger, segundo a Associação Portuguesa de Investigação Educacional - Educação Especial e Deficiência, os sinais e sintomas podem aparecer nos primeiros anos de vida da criança, mas raramente são valorizados pelos pais como algo negativo, especialmente se as manifestações forem leves. A grande maioria dos diagnósticos da síndrome de Asperger é feita a partir da fase escolar, quando a dificuldade de socialização, considerada a característica mais significativa do distúrbio, manifesta-se com maior intensidade, juntamente com o desinteresse por tudo que não se relacione com o hiperfoco de atenção. 


O Hospital Israelita A. Einstein, entre outras fontes consultadas, apresenta como principais sinais da síndrome o comportamento antissocial, hiperatividade, isolamento social, movimentos repetitivos ou repetição persistente de palavras ou ações, incapacidade de coordenar movimentos musculares, dificuldade de aprendizagem, interesse acentuado em um número limitado de coisas, entre outros sinais ou sintomas.


No ano de 2013, foi lançada a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), que trouxe algumas mudanças importantes, entre as quais a Síndrome de Asperger, que passou a ser considerada como uma das fases do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Assim, a síndrome passou a ser considerada a forma branda de autismo. 


É importante destacar que para um diagnóstico definitivo, muitas vezes, demora-se anos, pois são inúmeros os fatores a serem considerados, e é necessária uma avaliação multiprofissional, que envolve família, escola, profissionais de saúde, entre outros.   


O que é também importante destacar é a forma como deve ser encarado a Síndrome de Asperger e os demais diagnósticos das fases do TEA. O preconceito e as resistências só atrapalham nesse processo. Na grande maioria das vezes a criança, com o devido acompanhamento, terá uma vida normal.  Aliás, muitas celebridades consideradas de grande talento ou até superdotadas são as que se encaixam no diagnóstico da referida síndrome. A cantora Susan Boyle, que ganhou fama no Britain’s Got Talent, em 2009, foi diagnosticada em 2012 com a Síndrome de Asperger.  


"Quando se aceita a existência de um problema, começa a busca pela solução. Não adianta trocar a criança de escola. (...) Se não houver um trabalho com a própria criança que permita que ela mantenha a essência e ao mesmo tempo tenha ensinamentos sobre como conviver em sociedade (...)". Livro na versão eBook Kindle: OUTRO OLHAR - Reflexões de um Autista, de Victor Mendonça.


 

FONTE: Oeste em Foco / Sandro Risso

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Sandro Risso

Sandro Risso

Blog/coluna A coluna Saúde em Foco destaca assuntos relevantes com uma releitura dos principais acontecimentos, teorias e práticas da área. O objetivo é trazer informações que possam auxiliar os leitores no dia a dia, seja para tomar decisões ou simplesmente para aqueles que buscam subsídios em suas argumentações. O colunista, Sandro José Risso, preza pelo elo entre o leitor e o escritor a fim de agregar valores à manutenção e melhoria na saúde de seus seguidores.
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium