WhatsApp
Irregularidades!

Taxa para diplomas em cursos superiores é considerada ilegal e alunos de SC serão ressarcidos

Justiça Federal determinou que 8 instituições de ensino superior no Estado devolvam valores cobrados

01/12/2019 09h04
Por: Júnior Recalcati
Fonte: Diário Catarinense
Ricardo Wolffenbüttel | Banco de Dados | Diário Catarinense
Ricardo Wolffenbüttel | Banco de Dados | Diário Catarinense

A Justiça Federal determinou que oito instituições de ensino superior de Santa Catarina devem devolver aos alunos as taxas recolhidas para registro e expedição de diplomas. A cobrança foi considerada ilegal. 

A decisão, divulgada na quinta-feira (28), foi proferida a partir de uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF). A sentença determina que as instituições citadas parem de cobrar as taxas e que restituam o dobro do valor a cada pessoa que pagou por elas nos últimos dez anos. 

Conforme o MPF, as oito instituições que terão que restituir os alunos são: Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Associação Catarinense de Ensino (ACE), Associação Educacional Luterana - Bom Jesus / Ielusc, União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina, Faculdade Cenecista de Joinville, Educar Instituição Educacional, Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisociesc) e Fundação Educacional da Região de Joinville.

A decisão também determina que as universidades publiquem na página inicial de seus sites a chamada para que todos que foram lesados com as cobranças indevidas possam buscar seu ressarcimento.

Segundo o MPF, a impossibilidade de cobrança dessas taxas é expressa pela Portaria nº 40, de 12 de dezembro de 2007, do Ministério da Educação, que permite apenas a cobrança de valor por papeis especiais ou decoração para confecção do diploma.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 21h37
24°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 23°
24°

Sensação

11.9 km/h

Vento

68.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Oeste em Foco
Oeste em Foco - Instagram
Municípios
Funerária Mayer
Últimas notícias
Churrascaria do Pingo e do Márcio (Tradição)
Mais lidas
Oeste em Foco - Anuncie Aqui
Anúncio