WhatsApp
Economia!

Senado realizará audiência para discutir os problemas do setor pesqueiro em SC

No encontro serão discutidas políticas públicas da pesca; produção e comercialização do pescado; transporte e emissão de licenças; e o defeso

13/08/2019 22h37
Por: Júnior Recalcati
Fonte: Oeste em Foco | Ascom
Divulgação
Divulgação

Nesta quarta-feira (14) a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado irá realizar, a partir das 9h, uma audiência pública para debater os problemas enfrentados pelo setor pesqueiro de Santa Catarina e do Brasil. A audiência foi requerida pelo senador Dário Berger e entre os convidados confirmados, está o secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior.

No encontro serão discutidas políticas públicas da pesca; produção e comercialização do pescado; transporte e emissão de licenças; e o defeso (período em que a pesca é restrita, devido ao ciclo reprodutivo dos peixes).

De acordo com Dário, é preciso parar de criminalizar o setor que tem destacada importância para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina, mas sofre com a excessiva burocracia.

"A pesca no Brasil apresenta um potencial de extrema relevância para a economia. Vale lembrar que SC é o maior produtor de pescado, responsável por 50% de tudo que é produzido no país, entretanto, o sistema vem engatinhando. Sempre tive muito respeito por essa nobre atividade que sustenta milhares de famílias, e reconheço que não há muito a comemorar, especialmente se tratando da pesca artesanal, que convive com muitas dificuldades. Precisamos debater soluções para o desenvolvimento e estímulo do setor", explicou Dário.

Participarão da audiência também, o secretário-adjunto de Aquicultura e Pesca do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Crescêncio Aragão Marinho; o presidente da Câmara de Pesca da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), André Luiz Dutra Mattos; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), José Henrique Pereira; o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pescadores de Itajaí e Região (Sindipi), José Jorge Neves Filho; e o prefeito do município de Governador Celso Ramos (SC), Juliano Duarte Campos.

A audiência será interativa, transmitida ao vivo pela página do senador no Facebook, e os cidadãos podem participar com perguntas e comentários através do Portal e-Cidadania ou do telefone Alô Senado (0800-612211).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários