WhatsApp
São Miguel do Oeste

Vereadores pedem que Executivo não amplie rotativo na Rua XV de novembro

Vagner Passos e Maria Tereza Capra afirmam que não há necessidade de ampliar área do estacionamento rotativo

08/08/2019 21h17
Por: Júnior Recalcati
Fonte: Oeste em Foco | Ascom
Tiarajú Goldschmitd | Câmara de Vereadores
Tiarajú Goldschmitd | Câmara de Vereadores

Os vereadores Vagner Passos (PSD) e Maria Tereza Capra (PT) apresentaram uma moção solicitando ao Poder Executivo que reavalie a decisão e não amplie a zona azul na Rua XV de novembro. Eles citam que foi divulgada a ampliação da área de estacionamento rotativo nessa rua, no trecho entre o Hotel Solaris e o Supermercado Alfa, e pedem que o local não seja abrangido pela zona azul. A moção foi aprovada durante a sessão desta quinta-feira (8).

“Observa-se que em muitas quadras em que já existe a zona azul há sempre vagas desocupadas, demonstrando assim que não há a necessidade de ampliação”, afirmam os vereadores, citando que inclusive em outras ruas a área do estacionamento rotativo foi extinta. O pedido será enviado ao prefeito.

Carlos Grassi (PP) apresentou indicação solicitando a substituição da rotatória existente no cruzamento das ruas Lázaro da Costa e La Salle, no Bairro Agostini. O vereador sugere colocar no local uma rotatória fixa. Conforme Grassi, esta é uma reivindicação dos moradores desse local, tendo em vista o grande número de acidentes registrados. “A rotatória existente no local, além de ser pequena, não exerce sua principal função, de gerar segurança no cruzamento”, justifica o vereador. O pedido será enviado ao presidente do Cotrasmo e à secretária de Urbanismo.

Vanirto Conrad (PDT) solicita ao Executivo que instale tachões refletivos entre as pistas em ambos os lados da Rua Willy Barth, onde estão instaladas duas lombadas eletrônicas, em frente ao Mercado Catarinense, no Bairro Progresso. O vereador justifica que a medida visa coibir a ultrapassagem de veículos e motociclistas naquele local. Vanirto justifica que há grande número de acidentes, mesmo com as lombadas eletrônicas, devido a ultrapassagens. O vereador ressalta que já havia feito esse pedido ao Dnit, que informou que a responsabilidade é do Município. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

DÍVIDA ATIVA

Os vereadores Silvia Kuhn (MDB) e Gilberto Berté (MDB) apresentaram um requerimento solicitando ao prefeito mais informações sobre as baixas da dívida ativa do Município. Os vereadores pedem cópia da decisão administrativa que autorizou as baixas; e a relação das pessoas e empresas beneficiadas com a baixa da dívida ativa no valor de R$ 1,49 milhões.

LOMBOFAIXA

José Giovenardi (PL) solicita a instalação de uma lombofaixa em ambas as pistas da Rua Willy Barth, em frente ao Restaurante O Pesadão, no Bairro Progresso. O vereador ressalta que a intenção é reduzir a velocidade dos veículos que transitam no local, permitindo uma travessia de pedestres mais segura. O pedido será enviado ao prefeito, à secretária de Urbanismo e ao Dnit. 

BRINQUEDOS ACESSÍVEIS

Everaldo Di Berti (PSD) sugere a instalação de brinquedos acessíveis e inclusivos para crianças com deficiência, em praças, parques e instituições de ensino, como creches municipais, e em outros locais destinados à prática de esportes, lazer e recreação infantil. Conforme o vereador, a indicação busca dar acessibilidade a todas as crianças nos brinquedos ou playgrounds existentes.

“Estes playgrounds com brinquedos adaptados poderão ser utilizados por todas as crianças com algum tipo de deficiência física ou mental ou com mobilidade reduzida, propondo brincadeiras que misturem equilíbrio, força e estímulos sensoriais na medida exata para que crianças cadeirantes, cegas, surdas, com deficiência intelectual ou múltipla possam divertir-se com o máximo de autonomia, segurança e com o objetivo de trazer a sensação de liberdade e diversão para quem luta diariamente com limitações físicas e sensoriais”, justifica Di Berti.

O vereador ressalta que já sugeriu estas adaptações ainda em 2018, mas que até o momento não foi atendido. Ele lembra também que a Lei Federal nº 10.098/2000 prevê a adaptação de no mínimo 5% dos brinquedos de parques de diversão públicos e privados. A moção será enviada à secretária de Urbanismo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
São Miguel do Oeste - SC
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 17h18
21°
Poucas nuvens Máxima: 24° - Mínima:
21°

Sensação

2 km/h

Vento

52%

Umidade

Fonte: Climatempo
Oeste em Foco
Oeste em Foco - Instagram
Municípios
Funerária Mayer
Últimas notícias
Churrascaria do Pingo e do Márcio (Tradição)
Mais lidas
Oeste em Foco - Anuncie Aqui
Anúncio