Maravilha - Cão do Corpo de Bombeiros recebe nova certificação

Por Júnior Recalcati 20/09/2017 - 07:11 hs
Foto: Divulgação

O cão Johny, e o 1º tenente BM, Moura, do Corpo de Bombeiros de Maravilha, novamente, foram aprovados e certificados para operações de busca e salvamento em regiões rurais de Santa Catarina. A certificação ocorreu ainda na semana passada e promoveu avaliações em provas de navegação com GPS e mapas, busca de vítimas em períodos noturnos, prova de obediência e destreza do cão e busca de vítimas durante o dia.

Conforme Moura, a aprovação proporciona ao binômio a oportunidade de começar a atuar em ocorrências reais na busca de pessoas desaparecidas ou perdidas em ambiente rural. De acordo com ele, normalmente o cão só está apto a realizar as provas a partir de um ano e meio de idade. Eles são treinados desde o seu nascimento para futuramente exercer a função de cães de busca e salvamento.

Segundo o tenente, o nível da prova é exigente, pois busca simular uma ocorrência real atendida pelos bombeiros. Ao todo foram dez binômios envolvidos na prova, porém, somente dois obtiveram aprovação nas quatro etapas desenvolvidas.

Tanto Moura quando Johny já estavam certificados e atuavam em diversas ocorrências no Oeste. A participação na etapa dos últimos dias teve como objetivo aumentar o entrosamento da dupla e fazer uma avaliação dos treinamentos realizados em outras oportunidades. Para o tenente, o trabalho tem gerado resultados satisfatórios. 

Fonte: Oeste em Foco